entenda tudo sobre akita inu

Entenda tudo sobre Akita Inu

Saiba aqui tudo sobre Akita Inu. O nome Akita vem de uma região localizada na ilha de Honshu, e “inu” que representa cão em japonês, compondo o nome completo do cão Akita. Certos historiógrafos apontam o surgimento da espécie para por volta de quatro milênios atrás, no entanto, os primeiros animais conhecidos da espécie foram registrados depois do século XV.

Akita Inu no ataque

O Akita, primeiramente, foi utilizado ao longo de vários anos como um cachorro de defesa e ataque, uma vez que esta raça era classificada como de grande estatura. Ao longo da Segunda Guerra Mundial, um indivíduo cruzou uma cadela da espécie Akita com um macho de Pastor Alemão, e os filhotes foram comercializados para militantes norte-americanos. A partir desse momento , a raça de cão nomeada de Akita inu Americano foi criada, se tornando famoso de maneira muito rápida e tornando-se a ser vendida em várias partes do mundo. Hoje em dia, as duas espécies coexistem.

tudo sobre akita inu

Características Físicas do Akita Inu

A raça Akita conta com uma fisionomia que assemelha-se a dos lobos. As fêmeas da espécie “Akita” têm em torno de 57 até 63 cm, enquanto os cachorros possuem em torno de 65 a 70 centímetros. O peso da espécie varia de 33 a 50 kg. Sua pelagem mostra-se de forma dupla, sendo que a pelagem do alto é reta e dura e o subpelo condensado e macio.A testa do cachorro Akita é bem larga, o chanfro um tanto quanto delineado e a caixa craniana é bastante grande e achatada. O focinho do cão Akita vai se afunilando progressivamente e o seu comprimento é bastante ponderado. Os olhos da espécie são bastante afastados e são constituídos em um ângulo obtuso, seus olhos são castanhos, levemente pequenos iguais aos Spitz. Relativamente direcionadas para a frente e bem eretas, as orelhas são grossas, com um formato triangular e com as suas pontas bem circulares.Seu pescoço é vigoroso, sem papadas, finalizando em um peito profundo e largo. As costelas tem o costume de ser moderadamente arqueadas e o seu dorso é firme e musculoso. As partes traseiras são bem ampliadas. Sua cauda de inserção se enrola sobre o dorso, fora de ser bem forte, enorme e grossa. Além do mais, sua pata é bem forte e arredondada.

Pelagem do Akita Inu

As temperaturas podem estar geladas, contudo a pelagem do cão Akita consegue manter a sua temperatura aquecida, pois os seus pelos são bem impermeáveis. Sobretudo, a espécie Akita Inu possui uma pelagem bem dura e o pelo inferior oleoso, fazendo com que eles sejam incríveis caçadores embaixo da água. A pelagem de cobertura é lisa, dura e retilínea, ao mesmo tempo que o subpelo é mais macio, condensado e oleoso. O pelo da cauda é um tanto mais longo que o resto de seu corpo, e sua garupa e cernelha são cobertas por uma pelagem ligeiramente mais alongada.
O cão Akita se apresenta nas colorações vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com pontas pretas), tigrado e branco.
Além de tudo, independente de todas as cores que possuir, as pelagens necessariamente devem possuir a cor Urajiro, isto é, na parte lateral do focinho, ventre e pescoço, embaixo da cauda e bochechas, e ainda no lado interno das patas vai existir um pelo esbranquiçado.
A sua pelagem é alterada duas vezes anualmente. O procedimento de substituição da pelagem é bastante intenso, podendo ser finalizada depois de mais de 30 dias. Os cães Akitas se lambem bastante, como gatos e por causa disso se conservam limpos por um longo tempo. Os Akitas não possuem necessidade de tomar banho com uma certa frequência, uma vez que isso pode provocar uma perda significativa de oleosidade em sua pelagem, já que eles realizam a sua higiene geralmente. As escovações devem ser feitas frequentemente.

O gênio do Akita Inu

A característica do cão Akita pode ser determinada como tranquilo e receptiva, calma, e este se caracteriza por sua fidelidade. Esta raça é destemida, corajosa e muito fiel. Eles farão o possível para proteger sua família e sua residência.
É inteligente e obediente, entretanto trata-se de uma raça mais adequada para donos mais experientes, que saibam conquistar a confiança do cachorro e educar o animal com equilíbrio e tranquilidade.O cachorro Akita Inu não costuma ser intolerante com indivíduos que ele não conhece, no entanto tende a se revelar indiferente às gente estranha à sua rotina. Determinados cachorros da raça Akita Inu podem não se socializar com os demais cachorros, principalmente os de mesmo sexo, devido a sua personalidade forte e frequentemente dominadora. Somente os cães socializados prematuramente possuem a predisposição para coabitar com os demais animais. O aconselhável para que o cão Akita não fique hostil e demasiadamente possessivo é que ele seja ensinado desde pequeno, assim o Akita poderá se tornar mais sociável.

O privilêgio de ter um Akita Inu

Akitas Inus se dão muito bem com a meninada, especialmente os que já estão acostumados a conviver com elas o dia inteiro. Ainda que possam estranhar no início de uma convivência, os cães Akita conseguem relacionar-se pacificamente com as demais pessoas e inclusive com crianças bastante agitadas. Apesar de serem muito vocativos, os exemplares da espécie Akita não são muito de latir.Os cachorros Akita são muito defensores, seja de sua propriedade ou das pessoas a sua volta, o que faz deles ótimos cães protetores, além do mais, eles se sobressaem por sua esperteza e sensibilidade. Ocupando a posição de número 54 na lista que ranqueia os cães mais inteligentes do mundo, o Akita inu pode ser facilmente adestrado sendo que, tal como a grande maioria das espécies caninas, pode aprender com mais agilidade e intensidade quando os ensinamentos são fundados ainda na fase de filhote.

tudo sobre akita inu

Problemas do Akita Inu

O cachorro Akita vive em mediana até os 12 anos. Além disso, eles são predispostos a displasia em seus quadris ou em seus cotovelos, tudo isto ocasionado por conta do seu tamanho. Certos problemas oftalmológicos também costumam ser um tanto normais nos cachorros da espécie, como a atrofia da retina (que pode chegar a ocasionar cegueira) e o entrópio, problema que faz com que as pálpebras do animal se virem para o interior e machuquem sua córnea.É preciso que o dono do cachorro Akita leve-o ao médico veterinário regularmente, para que possa fazer exames de rotinas no sentido de precaver futuras enfermidades. Além das já descritas, os cães Akita Inu são muito inclinados a ter epilepsia, por isto a visita ao veterinário é bastante importante.Apenas os cães socializados prematuramente apresentam a inclinação para conviver com os demais animais.

Como cuidar do Akita Inu

Os cães Akita Inu podem ajustar-se à vida em prédio, todavia precisam de atividades diárias para manterem-se equilibrados e saudáveis. Quem vive em prédio deve passear com seu cão Akita Inu todos os dias. Todavia, se você vive em grandes casas, com um espaço bem amplo, recomenda-se que deixe seu cãozinho livre a fim de que ele possa exercitar-se geralmente.No que se refere a cuidados com a saúde, é muito importante lembrar que a pelagem dos Akitas deve ser escovada diariamente ou, pelo menos, semanalmente, evitando os nós nos pelos e o acúmulo de sujeira que tem chance de ocasionar problemas de pele como a dermatite.Para que os seus cachorros se desenvolvam satisfatoriamente, é necessário também prestar bastante atenção em sua nutrição, pois os Akita Inu possuem um bom apetite, então conserve uma alimentação bem equilibrada todo o dia.A boa higiene é crucial para a saúde total do seu Akita. O local que seu cachorro Akita Inu irá habitar deverá ser bastante higiênico a fim de que não exista riscos de contágio em decorrência das fezes e os demais fatores. No caso do cão Akita, em especial, é extremamente importante nunca deixar o lugar onde ele vive úmido logo após limpeza, para evitar que ele deite e fique úmido, já que isso é capaz de acarretar o desenvolvimento de fungos em sua pele ou mesmo alergias.

Filhotes do Akita Inu

Um bicho de pelúcia pode ser bem menos fofo do que um filhotinho de cachorro Akita. Você deve expor a seu cachorro Akita que você é quem manda. Pela personalidade dominadora e forte do cachorro Akita Inu, este deve ser treinado desde cedo para que ele conheça os limites.No geral, os Akita Inu são uma das espécies mais fáceis de se limpar. Apesar de ser uma espécie bastante auto-suficiente, preferem estar junto dos donos do que sozinhos no fundo do quintal. Os cães Akita são predispostos em se entediar e destruir os seus objetos pela casa, então uma boa maneira de evitar qualquer constrangimento é passear com eles frequentemente.A característica de um cão Akita Inu é genética, ou seja, ao optar colocar um filhote de cachorro Akita Inu veja seus pais, assim você saberá como o seu cãozinho irá se comportar. Procurar um filhote de um canil leal é maneira mais correta e mais adequada de se adquirir um pet com saúde e sem traumas. Veja ainda o comportamento dos filhotes na ninhada. Determinados são mais dominantes e irão necessitar de uma instrução mais firme, outros mais submissos, entre outras nuances que influenciarão na personalidade do cachorro quando adulto.

Curiosidades sobre o Akita Inu

O Akita Inu foi desenvolvido nas zonas noro-orientais do Japão pra a prática da caça grossa, ou melhor, o cachorro era usado pra caçar cervos e ursos.O filme “Sempre ao Seu Lado” – que destaca o ator Richard Gere como protagonista – conta a famosa história japonesa do cachorro Hachiko, um Akita que por amor ao proprietário passou anos esperando ele regressar do trabalho na estação de trem. Depois que o dono faleceu, sem saber o que tinha ocorrido, o cachorro Hachiko retornou à estação de trem todos os dias por mais de dez anos, na esperança que ele voltasse, até falecer.

Agora que já sabe tudo sobre a raça Akita Inu está na hora de você ter um na sua casa para cuidar com muito amor e carinho. Não sabemos tudo sobre felicidade, mas esse cãozinho vai te ajudar com muitos momentos felizes.

Leave a Reply