pet samoieda

O excepcional pet Samoieda

O excepcional pet Samoieda tem mais curiosidades que você imagina.
As civilizações errantes usaram esta espécie faz mais ou menos cinco mil anos, na Sibéria, apesar de haver outras interpretações acerca da origem da espécie Samoiedo.

pet samoieda

Primeiros registros do Pet Samoieda

Segundo os registros, essa raça apenas podia ser identificada em meio a estas tribos, ocasionando, desta forma, o seu nome. Estes cachorros eram usados em atividades no campo, para caçar e inclusive para utilizá-los nos trenós.

Por volta dos anos 1870 e 1909, os primeiros animais dessa espécie foram introduzidos para o território inglês, contudo inclusive não fossem totalmente puros. Diz-se que essa espécie se disseminou no território inglês, por causa da Rainha Alexandra, que amou o Samoiedo e fez o que pode para que ele fosse popular em sua nação. É possível observar traços desses cães em alguns exemplares vigentes.
Os Samoiedos aportaram na América em 1906, um exemplar foi oferecido como mimo do Grão-Duque russo Nicolau. Em razão de sua lindíssima fisionomia, sua personalidade agradável e sua resistência como um cachorro puxador de carroças, o Samoiedo vem crescendo a sua popularidade.

Características Físicas do Samoiedo

Esta é uma espécie que se aparenta bastante a um animalzinho de brinquedo, seu porte físico é bastante musculoso com uma musculatura bastante desenvolvida, seus membros são esféricos e achatados com um revestimento de pelo bem espesso, a cabeça tem formato de cunha com os olhos profundos, orelhas de tamanho mediano muito distanciadas entre si em um posicionamento perpendicular e o nariz é de tamanho médio com um tom escurecido.
A cauda é extremamente bela, trazendo uma pelagem espessa e um molde anovelado sobre o dorso e tomabando para um dos lados. A expressão facial é um dos quesitos fortes deste cachorro – ele aparenta estar a todo momento sorrindo!
A pelagem é bem espessa e vasta, sendo extensa, aveludada e lisa. Sua cor tradicional é o branco sólido, todavia podemos percebê-lo em outras tonalidades: branco palha, amarelada, amarelada e branco, preto e branco e branco e castanho.

O estilo do cão Samoiedo

O Samoiedo é um cão bastante carismático que não vai pensar duas vezes para cativar o dono, toda a família e até mesmo os convidados! Ele tem o costume de seguir o dono para todos os lugares, e irá almejar ainda dormir próximo. Ele é um excelente cão para parceria, em especial para idosos e crianças uma vez que é muito brincalhão e afetuoso.
Apesar de dócil, é relevante que o Samoiedo faça exercícios constantes pois é um cachorro acostumado com o serviço pesado. Para você que deseja tê-lo, saiba que esta espécie tem necessidade de um amplo lugar, porque eles não estão bem ficando limitados, tanto faz em grandes residências ou em amplos apartamentos. No momento em que se encontram sozinhos ou contrariados, eles pendem a desenvolver um comportamento mais agressivo, fazendo muito barulho, engolindo os objetos em sua vista e cavando para todos os lados.
Pela necessidade de deixar o seu proprietário mais feliz, eles serão capazes de ser treinados, mas não cogite que será fácil: eles são bem desobedientes.
Esta raça possui tendência a ser autoritária e são capazes de não se dar bem com outros cães domésticos!

pet samoieda

Vantagens em se ter um Cão Samoieda

Os pets samoiedas são muito mansos, sensíveis, carinhosos, espertos e estão constantemente com “alegria” na sua fisionomia! O Samoiedo tem um carisma impressionante, fascinando a todos a sua volta.
Por causa de sua ternura e meiguice, o Samoiedo não vai querer estar longe de seu dono por muito tempo, o que faz com que essa raça bem apreciada por todos.
Como esta espécie consegue se dar muito bem com visitas e hóspedes, você nunca terá que ficar esquentando a cabeça em prendê-lo! Seu dono vai ficar contente com o modo como o Samoiedo trata os seus colegas e hóspedes.
Os Samoiedos são cachorros muito limpos e não irão dar bastante trabalho quanto a banhos e tosas, ainda que sejam muito peludos e de coloração clara. Por não possuírem glândulas subcutâneas, esta raça não tem um cheiro ruim, que é próprio nas demais espécies caninas. Ou seja, a economia com a higiene do cachorro será muito alta!

Pontos fracos do Samoiedo

Os Pets Samoiedas carecem de exercícios físicos regularmente, já que são animais bastante ativos e adaptados com o trabalho árduo, para se conservarem calmos.
Esses cães são muito dóceis, consequentemente, se você necessita de um cão de guarda, esqueça o Samoiedo.
Eles são alegres, embora podem ser do tipo alegre “desobediente” e tornam-se indomináveis, não seguindo aos comandos dados pelo proprietário.
O Samoiedo é um cachorro muito dominante, não é indicado possuir outros animais domésticos junto dele, especialmente gatos! Mas, se adestrado desde novo, vai ser capaz de ter um pet samoieda mais paciente com outros animais.
Este cão vem de terras nórdicas de clima gelado e, mesmo se adaptando ao clima tropical, não é indicado condicioná-los a temperaturas muito altas.
O Samoiedo possui o hábito de largar bastante pelo ao longo da residência em razão da sua troca de pelo.
Certos problemas de saúde são comuns a raça – olhos com coloração esquisita, orelhas declinadas, constituição óssea desequilibrada, jarretes de vaca protuberantes, sinuosidade nos pelos, propriedades do sexo não estabelecidas, displasia coxofemoral, ensurdecimento, nanismo e atrofia progressiva de retina.

Como cuidar de um Pet Samoieda

O Pet Samoieda é um cão que tem demasiada energia e necessita de despendê-la de algum jeito, se você objetiva obter um cão desta espécie, esteja capaz de caminhadas diárias e bastante diversão! Se você deseja um cachorro mais educado, domestique-o desde novo.
E caso você tenha outros animais de estimação, o adestramento do Samoiedo é preciso: sem ele você vai ter um cachorro bem antissocial, em especial com outros espécimes.
Esta raça tem a prioridade em conservar-se dentro da casa, logo é preciso que o proprietário eduque adequadamente o cachorro com as regras domésticas – porém fique preparado para uma tarefa trabalhosa, pois o Pet Samoieda é muito teimoso! Outra questão fundamental é escovar o pelo do cão de duas a três vezes semanalmente com a finalidade de evitar que pelos fiquem dispersos por toda casa.
Esta raça é bastante inteligente e carece de muito carinho do dono, esteja capacitado para dar demasiada atenção e carinho a ele.

Filhotes de Samoiedo

Estes filhotes são bem carentes, toda vez pretendendo amamentar e repousar bastante, sem contar que eles são semelhantes a umas “bolinhas peludas”! Mas eles crescem bastante rápido e em torno da quinta e 10° semana de existência já se tornam plenos “exploradores” do recinto onde habitam. É neste momento que o tratador necessita de começar a educá-lo para que os comandos fiquem mais normais para o cachorro. Nesse momento ele está mais propenso a interagir com outras pessoas, sendo mais fácil ensiná-lo. O treinamento tem que ser mais incisivo após os três meses, pois nessa fase o Samoiedo permanece mais “autoritário”, consequentemente sendo mais difícil ensiná-lo. Após um ano de vida, esse cão fica mais astuto, sendo assim o seu proprietário precisa de acrescentar mais veemência no seu ensinamento a fim de conseguir resultados mais satisfatórios.
Um filhote adequado precisa ser alegre e muito bem-disposto. Relativo às seu porte físico, é fundamental possuírem olhos amendoados e lábios pretos e com um “sorriso” genuíno da raça. Caso a orelha de seu filhotinho não se levanta, fique relaxado: ela só se ergue logo após os 3 meses de sua existência. A cauda assenta sobre seu dorso logo após os 2 meses.

Curiosidades sobre o Samoiedo

O Pet Samoieda é tido como o cachorro nórdico mais obediente já registrado, contudo ele dispõe de um esquisito hábito de ficar sempre procurando algo, especialmente nos buracos que ele cava quando está entediado.
Nas primeiras importações da espécie para a Inglaterra, nem todos eram genuínos pedigrees nem de coloração branca, muitos eram da coloração de canela e ligeiramente mais baixo que a raça pura. Alguns desses cães vinham de tribos errantes.
O início das importações oficiais de Samoiedos aconteceram em 1893 e o primeiro clube legítimo de tratadores da espécie se efetivou em 1920 e funciona ainda nos dias de hoje.
Ao longo das tempestades de neve, é habitual enxergarmos Samoiedos utilizando a cauda peluda para proteger o focinho.
A curvatura de seus lábios dá a impressão de estarem sempre “sorrindo”..

Leave a Reply