o que fazer para parar de fumar

O que fazer para parar de fumar

O que fazer para parar de fumar? Todos os anos, milhões de pessoas prometem largar vício do cigarro. Mas, se eles tentaram e falharam com as abordagens convencionais de colocar fim ao tabagismo – seja com o uso de gomas de nicotina, aconselhamento ou modificação do comportamento – eles geralmente olham para fora do tradicional, com esperança de que a medicina alternativa possa finalmente liberá-los de uma vida marcada pelo tabagismo.

Mas os fumantes e os profissionais de saúde concordam que o desafio de parar é grande. Especialistas afirmam que quando se trata de parar com o tabagismo, não existe uma fórmula mágica. E enquanto muitas abordagens alternativas estão disponíveis – desde a acupuntura, passando pela imagem guiada até a auto hipnose– elas, certamente não são solução, e para cada fumante que ajudam, podem deixar outro frustrado.

Parar de fumar é difícil

A maioria dos especialistas concorda que, independentemente de quão forte seja a sua vontade de parar de fumar, existem algumas forças poderosas que planejam contra você. Certamente, nenhuma técnica de colocar fim ao hábito de fumar funciona para todos, e a taxa de falhas pode ser desencorajadora. A maioria das pessoas abandona o vício pelo menos três vezes antes de, finalmente, encontrar uma maneira de parar para sempre.

Não há nada mais difícil do que deixar de fumar, afirmam especialistas. Ninguém fuma porque é bom ou porque gosta da sensação dos gases tóxicos quentes que se movem pela garganta. Quem fuma e viciado em nicotina.

Os especialistas explicam que quando você vê o que acontece com as pessoas que estão nos estágios da retirada do cigarro, sabe que essa é uma aflição muito séria. Há fumantes que estão dispostos a arriscar a vida para continuar fumando.

O que fazer para parar de fumar ?

Ainda assim, as abordagens alternativas para parar de fumar têm um número crescente de adeptos – e eles transformaram alguns viciados em ex-fumantes permanentes. Um dos principais benefícios da maioria desses métodos não convencionais é a habilidade de capacitar as pessoas a mudar. Os indivíduos aprendem que eles têm controle sobre seu corpo que não imaginavam que tinham. É uma experiência de aprendizado que os prepara para fazer mudanças, entre elas, parar de fumar, dizem os estudiosos.

Entre as abordagens alternativas estão a hipnose, que garante uma consciência aumentada. Juntamente com o controle de peso, a cessação do tabagismo é o problema mais popular da hipnose. Usando essa técnica, os indivíduos entram em um estado de atenção focada e concentração e tornam-se mais suscetíveis a sugestões que enfraquecem o desejo por cigarros e fortalecem sua vontade de parar.

No entanto, quando pesquisadores examinaram alguns estudos sobre o uso da hipnose para colocar um fim ao tabagismo, eles concluíram que, enquanto os fumantes que participaram de programas de hipnose tiveram maior sucesso na abstenção de cigarros do que os fumantes que não usaram qualquer intervenção para parar de fumar, essa abordagem parecia não ter vantagens em relação a outros programas populares de parar de fumar.

Imagens guiadas para parar de fumar

Se você pode mobilizar imagens vívidas em sua mente na queda de uma cinza de cigarro, as imagens guiadas podem ser uma técnica que vale a pena tentar. Usando esse método, os indivíduos entram em um estado de relaxamento e, em seguida, criam imagens mentais que ajudam a tocar sua mente inconsciente e reprogramam o sistema nervoso para resistir à tentação de fumar.

As imagens guiadas são mais úteis na preparação das pessoas para parar de fumar, dizem, especialistas. Elas pode ajudá-los a se prepararpor dentro, eliminando conflitos internos e obstáculos que podem bloquear o caminho para desistir de largar os cigarros.

Muitas pessoas são atraídas por fumar pelas imagens que os convenceram de que podem se sentir melhores se fumarem. As imagens guiadas utilizam a própria imaginação da pessoa e as ajudam a criar outras imagens que podem contrariar o suposto apelo do tabagismo, mostrando que é um veneno tóxico o que está sendo inalado. A chave é quebrar o hábito, quebrar o vício e reconhecer que você não precisa de um cigarro para se sentir bem, explicam pesquisadores.

Parou de fumar? Acupuntura alivia abstinência

A acupuntura, técnica chinesa antiga, tem sido utilizada por milhares de anos para vários tipos de doenças – e, hoje em dia, para algumas pessoas que gostariam de superar o vício pelo cigarro para sempre. Em um estudo, os participantes que haviam fumado por uma média de 23 anos receberam tratamentos de acupuntura com agulhas inseridas em pontos que acreditavam influenciar os órgãos associados ao tabagismo (como pulmões, as vias aéreas e a boca). Durante um período de cinco anos, esses participantes fumaram menos e tiveram uma diminuição do desejo de fumar, em comparação com um outro grupo de controle.

Estudiosos explicam que em um cenário clínico, é possível encontrar muitas pessoas que dizem ter deixado de fumar usando a acupuntura. Mas, em conjunto, os estudos clínicos disponíveis não forneceram provas persuasivas dos benefícios da acupuntura, com grande parte da pesquisa levantando a dúvidas sobre a capacidade da técnica alternativa de ajudar a largar o hábito de fumar.

Especialistas que têm praticado a acupuntura para alívio da dor e outros problemas de saúde há mais de 30 anos, descobriram que a acupuntura pode ser útil no gerenciamento dos sintomas fisiológicos da abstinência da nicotina, provavelmente estimulando a liberação de substâncias químicas cerebrais chamadas de endorfinas. A acupuntura pode organizar os ajustes de nicotina, os nervos, as compulsões, a irritabilidade e a inquietação de que as pessoas geralmente se queixam quando elas param de fumar.
Chegou a conclusão de o que fazer para parar de fumar? Na verdade cada pessoa funciona de uma forma então uma questão que é essencial é a persistência.

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